Moscas


  • Mosca doméstica 


Descrição: Moscas adultas medem de 6 a 7 mm de comprimento, sendo as femeas geralmente maiores que os machos. Corpo de coloração cinza com 4 faixas pretas longitudinais. Machos e fêmeas podem ser diferenciados pela distância entre os olhos que nas fêmeas é duas vezes maior que nos machos. Geralmente vivem de 15 a 25 dias. 


Biologia: Tem metamorfose completa com fases distintas em seu ciclo evolutivo: ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são depositados em matéria orgânica como lixo acumulado e excrementos, dentre outros. O clima quente é ideal para seu desenvolvimento, podendo completar o ciclo em 7 dias. 


Importância / males: A mosca doméstica e as varejeiras podem transmitir uma grande quantidade de agentes causadores de doenças como vírus, bactérias do gênero Rickettsia (causadoras de febre tifoide e outras doenças), alguns protozoários e outras bactérias e ovos de helmintos (vermes parasitas) a transmissão se da pelo contato. 



  • Mosca varejeira


Descrição: Diperos de tamanho médio e grande (de 6 a 9 mm), de coloração metálica (azul, verde, violeta e cobre). 


Biologia: Fêmeas depositam seus ovos em carcaças de animais em decomposição ou em excrementos, esgotos, onde as larvas se desenvolvem. 


Importância / males: A varejeira pode transmitir uma grande quantidade de agentes de doenças como vírus, bactérias do gênero Rickettsia, alguns protozoários e algumas bactérias e ovos de helmintos, a transmissão se dá pelo contato.