Descrição: Os adultos são escuras, praticamente de tonalidade negra, rajados de branco, com manchas prateadas nas regiões laterais do tórax e abdome e com desenho em forma de lira no escudo. Suas pernas são escuras com anéis brancos. As fêmeas atacam durante o dia, com maior intensidade ao amanhecer e no inicio do crepúsculo, picando preferencialmente nos pés e pernas.
Biologia: O estimulo para as fêmeas se realizarem as posturas depende do volume de sangue ingerido, sendo o número médio de 120 ovos para cada fêmea. As oviposições são realizadas nas paredes úmidas dos volumes de água, preferencialmente acima da superfície liquida, os ovos são resistentes a dessecação por vários meses. Seus criadouros são os recipientes artificiais, representado principalmente por pneus, latas, vidros, calhas e ralos entupidos, pratos de vasos, bromélias, bambos cortados, ocos de árvores, caixas d'agua, cisternas ou mesmo lagos artificiais, piscinas e aquários abandonados. O período de encubação dos ovos é variável ao redor de 2 a 3 dias estando o embrião pronto para a eclosão. O desenvolvimento entre o ovo e o adulto se dá entre 7 a 10 dias. Este período é curto devido a adaptação do inseto em se desenvolver em pequeno volume de água.
Importância / males: Além do incômodo causado, este é o único vetor conhecido de febre amarela urbana e dengue.
Descrição: Adultos de porte médio de coloração marrom, escura ou clara, asas com pequenas escamas escuras. Os machos com antenas plumosas e fêmeas com antenas filiformes. São noturnos possuem atração por aves, atacando também mamíferos, inclusive o homem. As larvas são aquáticas, tem aspecto vermiforme e coloração que varia entre esbranquiçado, esverdeado, avermelhado ou mesmo enegrecido. As pupas possuem aspecto de virgula, sendo moveis quando perturbadas. Não se alimentam. Coloração semelhante as das larvas, escurecendo quando amadurecem.
Biologia: Criadouros típicos: depósitos artificiais, solo ou recipientes, com água suja, altamente poluída, rica em matéria orgânica em decomposição, mesmo em processo de fermentação. O desenvolvimento das larvas ocorre durante todo o período do ano na região neotropical. Ciclo de ovo à adulto, varia de 10,8 a 46,8 dias no verão; o período larval passa por 4 estágios.
Importância / males: É considerado como o mais eficiente vetor de elefantíase. Pode ser encontrado naturalmente infectado com vírus causador de encefalites. É também responsável pela veiculação do vírus Oropouche.