Pombos

Descrição: Adultos possuem tamanho de aproximadamente 30 cm, plumagem com grande variação de coloração (cinza, cinza azulado, marro, bege, rons metálicos, etc), sendo a dos machos mais iridescente do que a das fêmeas. 


Biologia: As fêmeas colocam até 2 ovos por ninhada e pode ter de 5 a 6 ninhadas por ano. A média de incubação dos ovos é de 17 a 19 dias. Podem viver de 3 a 5 anos nos centros urbanos e em condições silvestres até 15 anos. Nas áreas urbanas, alimentam-se de grãos e sementes, restos orgânicos e até mesmo lixo. 


Importância / males: Competem com espécies nativas por alimento. São causadores de sérios problemas, sujando o ambiente com seus dejetos, entupindo e apodrecendo calhas de captação e drenagem pluvial, danificando fiações elétricas e monumentos históricos. Acumulo de sujeira principalmente em fachadas de edifícios, marquises, chão e em automóveis, danificando pinturas pois usas fezes são acidas. Consomem e contaminam grãos e alimentos em armazéns e fabricas de gêneros alimentícios. Podem veicular agentes patogênicos como histoplasmose e criptococose (fungos que se desenvolvem nas fezes dos pombos), toxoplasmose, omitose, e salmonelose, além de provocarem dermatites causadas por ácaros e piolhos presentes em suas pernas.