Ratos


  • Camudongo 


Descrição: Roedores de pequeno porte, com cerca de 9 cm de comprimento e raramente chegam a 18 cm, podendo pesar de 10 a 25 gramas. A cauda é fina, sem pêlos medindo de 7 a 11 cm. Apresenta orelhas redondas, grandes, sem pelos. 


Biologia: Apresentam período de gestação de 19 a 22 dias, com 3 a 8 filhotes por ninhada e de 5 a 6 ninhadas por ano. São de hábito noturno e escondem-se com extrema facilidade em locais estreitos e de difícil acesso. Estima-se um raio de 3 a 5 m em relação ao abrigo, podendo penetrar de 20 a 30 locais por noite, em busca de alimento, preferencialmente grãos e cereais. Realizam seus ninhos próximos ou em motores de máquinas de lavar, geladeira, freezer, fogões e também em guarda-roupas, frestas de rodapés, prateleiras de livros e moveis. Escalam com facilidade e consomem cerca de 3 gramas de alimentos por dia, não sendo exigentes quanto ao consumo de água. As fezes são em forma de bastonete e as roeduras são delicadas. 


Importância / males: São transmissores de doenças e danificam cabos elétricos, grãos e alimentos armazenados dentre muitos produtos. 



  • Rato de telhado 


Descrição: Corpo esguio com 20 cm de comprimento, podendo pesar de 100 a 250 gramas. Pelagem delicada e dorso preto ou cinza, orelhas e olhos grandes e salientes em relação à cabeça. As patas com calos estriados e sem membranas interdigitais. Cauda fina em chicote com poucos pêlos medindo de 19 a 5 cm. 


Biologia: Gestação de 20 a 22 dias, com 7 a 12 filhotes por ninhada e 4 a 8 ninhadas por ano. São onívoros, concentrando sua dieta em legumes, frutas, cereais e insetos. Consomem de 15 até 30 mL de água por dia. São de hábito noturno e escalam com extrema facilidade. Seu raio de ação é de 60 m em relação ao abrigo. Ninhos feitos acima do solo, nos sótãos, forros das casas, sacarias, armazéns, porões de navios e portos. 


Importância / males: São transmissores de várias doenças. Danificam alimentos, principalmente cereais. Comem grandes proporções de um mesmo alimento. Roem cabos de telefones e instalações elétricas, podendo causar curto-circuito. 



  • Ratazana 


Descrição: Adulto de corpo robusto, pensando entre 150 a 600 gramas de 22 cm de comprimento, com pêlos ásperos, orelhas pequenas e arredondadas, olhos de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça. As patas possuem calos lisos e membranas interdigitais. Cauda grossa e peluda medindo de 16 a 25 cm. 


BiologiaGestação de 22 a 24 dias, com 7 a 12 filhotes por ninhada e de 8 a 12 ninhadas por ano. Hábito fossorial; vivem em galerias de esgoto e águas pluviais, escavando próximo ou sob construções. São noturnos, com raio de ação de 50 m em relação ao abrigo. São onívoros; consomem diariamente 30 gramas de alimento e de 15 a 30 mL de água por dia.  


Importância: São transmissores de mais de 200 doenças, como leptospirose (urina), tifo, peste bubônica (pulga do rato), entre outras. Danificam cabos elétricos, grãos e alimentos armazenados, entre muitos outros produtos. Deixam manchas de gordura características e fezes no lugares infestados.